American Lake Park

Inaugurado em 1985 no governo de Ottomar de Souza Pinto, o Brigadeiro Ottomar, recebeu o nome de Parque Anauá porque o governador foi informado que significava ‘local de encontro’ em uma língua indígena.

Leio na imprensa a notícia de que o Parque Anauá vai passar, já está passando, por uma grande obra de reforma e revitalização. De acordo com a notícia, o Governo do Estado de Roraima, responsável pela obra, anuncia um novo Parque. Nada será como antes. Até o Museu e Escola de Música, que estão em ruínas dentro do Parque, ganharão prédios novos. O Parque Anauá vai ser atualizado. Os tempos são outros e é preciso adequar a estrutura do Parque para melhor receber as pessoas.

Vista parcial do Parque Anauá, Boa Vista. Foto: Eliakin Rufino/Acervo pessoal

Inaugurado em 1985 no governo de Ottomar de Souza Pinto, o Brigadeiro Ottomar, recebeu o nome de Parque Anauá porque o governador foi informado que significava ‘local de encontro’ em uma língua indígena. No centro do Parque Anauá, há um grande lago. O Lago dos Americanos! Sim, esse é o nome do lago até os dias de hoje. Antigamente, quando Boa Vista era uma cidade pequena, alguns cidadãos norte-americanos construíram uma casa ali. E daí em diante a população passou a chamar de Lago dos Americanos. Depois que os americanos se foram, o lago virou local de lazer dos boavistenses antes mesmo da inauguração do Parque.

E agora, sabendo pela imprensa a notícia da obra de ampliação e reforma, me chamou a atenção os novos espaços que serão inaugurados dentro do Parque Anauá e que fazem parte do novo projeto. Parece que a tendência agora é ampliar de Lago dos Americanos para Parque dos Americanos. Não li nada sobre a criação de espaços para atividades artísticas, só esportivas. Pistas, quadras, campos.

Lago dos Americanos, Parque Anauá, Boa Vista. Foto: Eliakin Rufino/Acervo pessoal

Vem aí um campo para prática de Rugby, um campo para prática do Beisebol e outro para prática do Golfe! Vai ter também, de acordo com a notícia, quadra de Vôlei e de Tênis e uma pista para o Motocross. Para os amantes do Kart, haverá um Kartódromo. Uma pista para prática de Cooper, um campo de futebol society e na hora da fome uma grande oferta de Food Truck. Hamburguer e coca-cola. A pista de Skate, já existente, deve permanecer. 0 Parque Anauá, com essa nova roupagem, pode muito bem se chamar American Lake Park. Podia estar na Flórida!

Há muitos anos, por iniciativa do mestre Maluco, o Renatão, do Grupo de Capoeira Senzala, foi inaugurada no Parque Anauá a Casa da Capoeira. O espaço é um ponto de encontro dos praticantes e lugar de grandes eventos nacionais e internacionais de capoeira. Vamos torcer para que a Casa da Capoeira também permaneça no American Lake Park. Aliás, a Capoeira vai se dar bem porque, igual aos outros esportes, ela já está sendo praticada em mais de 100 países. Dos dez esportes que o novo Parque vai oferecer, só a capoeira é de origem brasileira. Criação de um espaço para prática de Arco e flecha nem pensar. 

Casa da Capoeira, Parque Anauá, Boa Vista. Foto: Eliakin Rufino/Acervo pessoal

Sobre o autor

Eliakin Rufino é poeta, compositor, professor e filósofo. Nasceu e reside em Boa Vista, Roraima.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.
Publicidade

Leia também

Publicidade