Um olho na expectativa e outro na realidade

Como sustentar toda uma disciplina, motivação e estratégia se os resultados não aparecem?

Não existem dúvidas na quantidade de “Brasis” que existem dentro do nosso país. Temos o Brasil dos políticos na situação, aquele dos políticos de oposição, dos grandes empresários, dos que empreendem para sobreviver e daqueles que estão à mercê dos que decidem ou não decidem o que fazer.

Vivemos a era da informação, das fake news e da clara necessidade de mostrar uma opinião. Certa ou errada, muita gente fala, poucos escutam e quase ninguém se cala. 

Foto: Matt Noble / Unsplash

Nas últimas semanas ouvimos vários anúncios de novas medidas e, claro, a expectativa vai lá para cima. São milhões de empregos prometidos, crescimento econômico e a saída para essa crise. Não sei você, mas eu realmente gostaria de viver nesse país prometido.

É muito difícil ficar com um olho na expectativa e outro na realidade. Principalmente se a realidade ainda não é muito recompensadora. Como sustentar toda uma disciplina, motivação e estratégia se os resultados não aparecem? Fica bem complicado mesmo.

A melhor forma de vermos a real expectativa do mercado é através do Boletim Focus. Relatório apresentado pelo Banco Central a cada semana com as “previsões” dos agentes de mercado (bancos, gestoras de investimentos, consultorias econômicas entre outros) para juros, inflação, câmbio e PIB.

Através dessa visão podemos entender o que é esperado e projetado para o nosso país. Essa visão pode ser um guia sobre a retomada e possibilidade de recuperação.

Mas, como eu disse, não dá para ficar só nesse mundo das expectativas. Precisamos estar preparados para mudar e buscar melhorias, soluções e respostas para a nossa necessidade e do nosso negócio.

É clichê de filme americano, mas empreender é isso mesmo: criar o mundo ao seu redor. Não há dúvidas que não é moleza e nem se sentar no pudim. É muito trabalho e trabalho duro mesmo.

Um olho na expectativa para ter uma noção do que vem por aí e o outro olho nas tarefas do nosso dia, na execução do nosso plano e gestão de possibilidades.

Seguimos.

André Torbey

Empreendedor, planejador financeiro e consultor de negócios. Desde 2016 empreende como consultor e planejador financeiro, após uma experiência de mais de 8 anos no mercado financeiro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade