“Tattoos da terrinha”: Confira pessoas que homenageiam Manaus através de tatuagens

Nos 352 anos de Manaus, o Portal Amazônia traz pessoas que buscam homenagear a cidade através de registros no corpo.

Você já deve ter conhecido alguém que fez ou você próprio já fez uma tatuagem inspirada em algo que gosta. Os temas são os mais variados: Letras de músicas, nomes de pessoas, animais de estimação, comida, personagens, dentre outros.

Existem também aqueles que fazem tatuagens inspiradas em monumentos históricos, lugares e animais da região, na tentativa de exaltar a cultura e o lugar onde nasceram ou moram. Neste 24 de outubro, o Portal Amazônia mostra pessoas que tem tatuagem em homenagem à Manaus, ou popularmente conhecida por alguns como “terrinha”:

O jornalista Juan Mattheus Costa, de 30 anos, possui uma tatuagem da cúpula do Teatro Amazonas há 2 anos. Ele relata que gostava de passear ao entorno do teatro, no Largo São Sebastião, “A cúpula simboliza um dos locais que eu eu infelizmente nunca consegui ir mas que é um dos locais mais emblemáticos que existe em nossa cidade”, ressalta.

Juan mora há 3 anos em São Paulo e atualmente está cursando o doutorado e já tem planos para o retorno ” Quando eu voltar pra Manaus eu quero de alguma forma ter a oportunidade de conhecer a cúpula do teatro amazonas”, declara.

Ele também conta que a tatuagem tem uma importância muito grande pra ele e que é um lembrete para não esquecer as origens.

Foto: Juan Mattheus/Acervo pessoal.

 Já a jornalista Mônica Freires, de 29 anos, possui mais de 20 tatuagens e uma delas representa as coordenadas de um ponto próximo ao Teatro Amazonas. A tatuagem foi feita em meados de 2012, época em que Mônica cursava licenciatura em geografia. “Eu estava em uma aula de cartografia tirando fotos na câmera e queria de alguma forma ter aquele lugar registrado em mim”, relata. Mônica então pegou na câmera as coordenadas exatas do lugar onde estava e decidiu fazer a tatuagem.

Foto: Acervo pessoal

E você, faria uma homenagem de um lugar ou monumento da cidade onde mora? Nos diga nos comentários.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadora do Inpa é nova membra da Academia Brasileira de Ciências

Da Região Norte, além de Neusa Hamada, do Inpa, o professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luís Carlos Bassalo Crispino, também se tornou membro.

Leia também

Publicidade