Começando devagar: o MVP

O MVP não significa que você não acredita no seu produto/serviço, mas que antes você quer testar para fazer investimentos maiores

Existe um conceito muito difundido no empreendedorismo chamado “mínimo produto viável”. Talvez, seja mais fácil encontrar com a sigla em inglês como MVP.

Bom, como o nome diz, estamos falando da menor possibilidade de testar um produto/serviço antes de mergulhar de cabeça nessa ideia.

Pensa comigo:

Vamos dizer que você tem uma habilidade enorme na cozinha, sua família adora e seus amigos te elogiam sempre que podem experimentar suas guloseimas. Então, você decide empreender nessa área. O que você faz: aluga um espaço, compra o mobiliário e equipa uma cozinha profissional ou faz tudo de casa com os recursos disponíveis? 

Foto: Jo Szczepanska / Unsplash

O ideal é começar pequeno. Afinal de contas, você não sabe se vai ter demanda, se o público vai gostar e se vai dar dinheiro.

O MVP não significa que você não acredita no seu produto/serviço, mas que antes você quer testar algumas funcionalidades, alguns sabores e algumas técnicas antes de fazer investimentos maiores nesse projeto.

Precisamos lembrar que o momento econômico no nosso país, também, faz com que sejamos mais conservadores nessa opção. Então não é todo mundo que tem um dinheiro livre para fazer esses testes.

O principal no MVP é aproveitar para testar tudo que for possível e pegar o feedback dos clientes. E assim executar as melhorias possíveis. Além do mais, permite entender melhor a estrutura de custos e orientar o projeto dentro de uma dinâmica mais enxuta.

A percepção sobre os custos iniciais pode abrir um caminho mais profundo na busca por melhores preços com os fornecedores, otimização do processo para evitar desperdícios e encontrar as melhores formas de entrega. E, com os testes feitos, você terá mais segurança e evidências para mergulhar de cabeça nesse novo negócio. Sabendo o que precisa ser feito e o que deve ser evitado para manter o crescimento constante.

Vale lembrar que o MVP serve para, basicamente, qualquer negócio. Costuma ser muito associado com tecnologia, porém serve para o comércio, indústria, confecções, alimentação e serviços em geral.

Vale lembrar o mais importante: o MVP constrói confiança para empreender. Muitos têm medo pela possibilidade de investir um alto valor e não dar certo. Começando aos poucos, as incertezas vão sendo vencidas pontualmente.

O importante é começar! 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.
Publicidade

Leia também

Publicidade